Um paraíso marcado pelas suas belas praias oceânicas e lagos de águas calmas, pelo clima de segurança, a agitação noturna e com atrações turísticas durante o ano todo. Assim é a cidade de Araruama, localizada na Região dos Lagos, no Estado do Rio de Janeiro.

Lagoa do Centro

A Lagoa de Araruama, popularmente conhecida, é a maior laguna hipersalina do mundo, e considerada o principal cartão postal da cidade.  Localizada entre o quilômetro 106 da Rodovia Amaral Peixoto e a restinga de Massambaba é um dos maiores atrativos naturais da região, além de ser uma das melhores raias do mundo para a prática de esportes náuticos, como kitesurf, windsurf, jetski, vela e stand up paddle. Além disso, possui calçadão e ciclovia, quadras de vôlei de praia e beach soccer, quiosques alimentícios e aparelhos pra ginástica.

 

Praia do Hospício

Praia sossegada e propícia ao banho possui águas límpidas e cristalinas. Com extensão aproximada de 1,5 km, localizada em frente a uma vila de pescadores onde apontam barcos de pesca artesanal, e distante 1,5 km do centro da cidade.

 

Praia do Coqueiral

Praia de águas mornas e transparentes, propícias ao banho. Em sua orla encontram-se inúmeros coqueiros e amendoeiras. Dista 3.5 km do centro da Cidade, em direção a Cabo Frio.

 

Praia do Barbudo ou Praia de Paraty

A Praia de Paraty também é popularmente conhecida como Praia do Barbudo, e é um prolongamento da Praia do Coqueiral. Possui areias brancas, águas calmas e uma área gramada em 250 metros de comprimento.  Além disso, a praia do Barbudo oferece um parquinho para as crianças e um quiosque que costuma ser bem procurado por aqueles que gostam de saborear um petisco e curtir o agradável local.

 

Praia dos Amores

Praia lacustre cercada por belas casas de veraneio com águas calmas e mornas. Localizada atrás do Clube Náutico, é um ponto de grande concentração de jovens.

 

Praia da Pontinha

Tem aproximadamente 1 km de extensão, e está localizada  a 1 km do centro de Araruama. É contígua à Praia de Araruama e excelente para a prática de esportes náuticos. Apresenta grande concentração de lama medicinal em pontos localizados.

 

Praia do Vargas

Localizada em Praia Seca, esta praia oceânica fascina pelas dunas de areia branquíssima e pelas fortes ondas de suas praias, ideal para quem curte a prática de surf e para os adeptos da pesca de linha. A vasta extensão de areia convida para rallys e passeios de bugre.

 

Lagoa de Iguabinha

Araruama possui a mais bela e estruturada orla marítima do interior do Estado. Como é o caso da orla de Iguabinha, quinto distrito de Araruama, que foi remodelada e recebeu tratamento paisagístico.

 

Lagoa de Jurtunaíba

Na divisa com o município de Silva Jardim, distante 12,5 km do centro de São Vicente de Paulo, 3º Distrito de Araruama, esta lagoa de água doce é responsável pelo abastecimento de água potável de toda Região dos Lagos. Tem aproximadamente 5 km de comprimento e 2,5 km de largura, com uma profundidade média de 5,0 metros.

Transparência variável dependendo da estação climática do ano. Muito piscosa, sendo sua fauna constituída principalmente por bagres, acarás, traíras, piaus e sairus. Apresenta uma vegetação intacta preservada. Em suas margens, está localizada a Reserva Ecológica de Poço das Antas, habitat natural do mico leão dourado, espécie em extinção, Santuário Ecológico cuja vocação para esta modalidade de turismo começa a se desenvolver.

 

Praça Antônio Raposo

É um complexo cultural e de lazer, sendo um dos principais pontos turísticos, formado pelo Teatro Municipal, Espaço do Artesão, Biblioteca Municipal e o Centro Cultural. É o principal centro de convivência de Araruama, onde ocorrem eventos culturais e comunitários. Além disso, a praça possui uma linda Igreja, a Nossa Senhora de Guadalupe recém-inaugurada e construída estrategicamente no alto da Praça sendo sua estrutura toda feita de vidro.